top of page
Foto do escritorRafael Roland

No retorno às aulas, o maior desafio é a saúde mental, aponta pesquisa

Atualizado: 23 de fev. de 2022



Mais de 2.500 profissionais da educação das redes pública e privada participaram de uma pesquisa do Instituto Península, uma organização social que atua nas áreas de Educação e Esporte para aprimorar a formação de professores.


Como resultado, a pesquisa apontou que a atenção à saúde mental de professores e alunos é o principal desafio na volta às aulas presenciais no Brasil. Veja no infográfico a seguir, um resumo da pesquisa:

O infográfico mostra: 57% dos educadores responderam que gostariam de receber apoio psicológico e emocional, principalmente para lidar com as questões impostas pela pandemia. 57% dos professores, vê como principal desafio recuperar a aprendizagem dos alunos, impactada com o fechamento das escolas e com os obstáculos do ensino a distância. 79% dos professores acreditam que os estudantes estão felizes em retornar às aulas. 53% sentem que, mesmo felizes com o retorno, os jovens estão desmotivados para a aprendizagem. Para mudar esse cenário, na visão dos professores, é preciso criar estratégias que motivem os estudantes. 58% dos educadores apontam a importância do acolhimento dos alunos e da participação da família. 51% dos profissionais acredita ser importante que as tecnologias apoiem o uso de diferentes metodologias de ensino de modo que auxiliem no processo de recuperação da aprendizagem.
Infográfico com informações de CNN.


Comments


bottom of page